Neste sábado (30/8), dia que Contagem completa 114 anos de emancipação política, várias entregas estão sendo realizadas pela Prefeitura. Entre elas estão as obras do Beco C, na Vila Estrela Dalva, região Nacional, com investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão, proporcionando bem-estar e qualidade de vida à população. O local recebeu diversas intervenções com foco na resolver problemas que geravam alto risco geológico, além de melhoria das condições de acessibilidade e na implantação de um espaço público qualificado. As obras fazem parte do Programa de Melhorias de Vilas, Favelas e Periferias, tendo início em junho de 2024.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida dos contagenses. “Essa é uma obra que proporciona, principalmente, mais dignidade para quem vive aqui. Agora, temos uma área mais segura, porque está mais iluminada, com escadas, corrimão e lindos grafites. Além da estrutura que mudou completamente, o beco ganhou vida com várias artes, deixando o espaço mais acolhedor. Quero muito que continuem com essa participação popular, para fazermos mais e fazer o que é mais importante de acordo com cada região”, disse a prefeita Marília Campos.
A obra foi uma reivindicação feita pela população, que chegou até o poder público por meio de representantes da Vila Estrela Dalva, que compõem o Conselho de Vilas, Favelas e Periferias. Para o morador e membro do conselho, Miguel Pablo Batista da Costa, 22 anos, esse é um sonho realizado. “Para quem mora aqui, receber essa obra é o mesmo sentimento de ganhar um título no futebol. A quadra ficou ‘top’, o muro e as obras de drenagem já nos deixaram aliviados por conta da chuva. Sempre digo a frase ‘não conte história, faça parte dela’, e é isso que estamos fazendo. Então agradeço a todos os envolvidos por realizar o nosso sonho”, comemorou.
Para a secretária de Habitação, Mônica Bedê, é gratificante ver que o espaço já está sendo apropriado pela comunidade. “Os moradores não querem só muro de arrimo ou um beco confortável. Todos nós queremos um espaço de lazer, a gente quer também arte e beleza dentro das vilas. E, por isso, tudo aqui foi muito bem pensado para entregar a vocês esse espaço. Espero que a comunidade desfrute muito de tudo isso”, disse.
A obra era esperada pela população há mais de 30 anos. Um dos moradores do Beco C, Fábio Marques, 45 anos, mora na comunidade há 5 anos. "Aqui era um barranco e hoje temos um local seguro para a população. Agora temos um espaço de lazer e para as crianças brincarem. Só temos elogios por essa entrega e agradeço muito por isso", disse. Outro morador que ficou encantado foi o sr. Antônio Lourenço, 72 anos. "Ficou tudo muito bom e bem-feito. Esse investimento é muito importante para nós que estamos aqui há muito tempo. Aqui era tudo barro e agora, além da segurança, melhorou a acessibilidade".
Para a realização da obra foi preciso a demolição de três imóveis desocupados por risco; a construção de 92 metros de muros de arrimo em blocos de concreto; a aplicação de 160 m² de concreto projetado para implantação de escadarias, instalação de corrimãos e guarda-corpos (em escadas e áreas com desnível).
Foi pavimentado 350 m² de piso, além da implantação de 100 metros de drenagem subterrânea e 50 metros de drenagem superficial. Também houve a readequação de 360 metros de rede de água e esgoto, e a implantação de quadra de pequenas dimensões com arquibancada e traves móveis.
O evento contou com apresentações culturais, como Dança de Rua e apresentação do mural de grafite “Paz na Comunidade”, desenvolvido pela ONG Terra Santa e mais de 20 grafiteiros, via edital "Arte na Cidade".